XIII Escola de Sistemas Embarcados
A Escola de Sistemas Embarcados trata-se de um evento conjunto com o SBESC, e tem como objetivo a atualização de acadêmicos e profissionais em temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas embarcados.
Tutoriais
ESSE T1: Embedded Software Development: Efficient IoT Applications Empowered by JavaScript Language
Fernando L. Oliveira (Instituto Federal de Farroupilha), Julio C. B. Mattos (Universidade Federal de Pelotas)
Abstract: JavaScript (JS) is one of the most popular programming languages. Initially designed for browsers, it is currently used in various domains, including server-side programming, games, mobile applications, desktops, and the Internet of Things (IoT). Although JS is not primarily focused on IoT applications, it has characteristics, such as event-driven support and non-blocking strategies, which make it attractive for embedded software development. This tutorial introduces the JavaScript language as an alternative for developing embedded software, highlighting its advantages and limitations and providing real-world examples of code for reading and interacting with the environment. It also presents alternatives to JavaScript Virtual Machines with a focus on resource-constrained devices.
ESSE T2: ESC Mulheres: Oportunidade e Desafios da Carreira
Monica Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Lisane Brisolara (Universidade Federal de Pelotas)
Convidadas: Paula Herber (University of Münster, Germany) , Diana Goehringer (TU Dresden, Germany) , Fernanda Kastensmidt (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Bárbara de Souza (Cadence®).
Resumo: Esta ação propõe discutir as oportunidades e os desafios na carreira profissional com atuação tanto na indústria como na academia, dentro e fora do país. A atividade contará com a participação de convidadas com vasta experiência na área, atuantes no Brasil e Alemanha. A atividade terá como objetivo o engajamento de alunas de graduação e pós-graduação de todos os cursos de engenharia e computação interessadas em conhecer mais sobre a área. Além disso, a atividade visa inspirar e atrair jovens do sexo feminino para atuação na área de Engenharia de Sistemas Computacionais.
ESSE T3: Google Colab no Ensino e Pesquisa de Sistemas Embarcados
Ricardo Ferreira (Universidade Federal de Viçosa)
Resumo: O uso de notebooks computacionais, em particular o Jupyter Notebook (JNB), ganhou grande popularidade no campo do ensino de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML). A Google oferece acesso gratuito a esses notebooks por meio do Google Colab. Este tutorial tem como objetivo demonstrar como podemos aplicar os Jupyter Notebooks no contexto do ensino e da pesquisa em Sistemas Embarcados, bem como na integração com Internet das Coisas, IA e ML. O Colab simplifica significativamente o processo de ensino e pesquisa, proporcionando um ambiente de trabalho unificado que facilita a instalação de ferramentas, oferece ampla documentação, suporta interatividade, permite o compartilhamento de projetos e garante acessibilidade. Neste tutorial, diversos exemplos serão apresentados, abrangendo desde programação e geração de código CUDA para GPUs até o ensino e pesquisa relacionados a Verilog (incluindo conceitos básicos e tópicos avançados como caches e RiscV). Além disso, será abordada a integração de simuladores, como Valgrind e Gem5, e o desenvolvimento de simuladores interativos com integração a dispositivos móveis, incluindo smartphones. Outros tópicos abordados incluem Internet das Coisas (IoT) com MQTT, IA, ML e a integração com TinyML (especialmente com o uso de ESP32). O tutorial também explora o desenvolvimento de material didático, como a criação de livros sobre sistemas digitais, bem como a geração e monitoramento de exercícios com capacidade de autoavaliação. Além disso, serão apresentados recursos variados para o desenvolvimento de interfaces interativas que podem ser usadas para validar projetos relacionados ao ensino e à pesquisa.
Chamada de Tutoriais
Podem ser submetidas propostas de tutoriais com os seguintes temas relacionados: Sistemas Operacionais, Sistemas Embarcados, Sistemas Críticos e Sistemas de Tempo Real. A lista de tópicos não exaustiva é a mesma encontrada na chamada de trabalhos que está disponível em Call for Papers.
Submissão da Proposta de Tutorial
Cada tutorial deverá ser apresentado presencialmente e terá duração de 2 horas.
Todas as propostas deverão ser submetidas em português ou inglês, seguindo o modelo disponível no link
Template ESSE 2023 com as seguinte informações:
- Título;
- Autores(as) com dados da afiliação (instituição, endereço, email);
- Resumo;
- Palavras chave;
- Apresentador(a);
- Objetivos;
- Lista de tópicos;
- Público alvo;
Critérios de Seleção
Na seleção serão levados em consideração:
(i) atualidade e relevância do tema;
(ii) adequabilidade aos tópicos do SBESC;
(iii) exequibilidade da proposta; e
(iv) impacto na comunidade acadêmica.
As propostas deverão ser enviadas para o email: msoyamada at gmail.com
Datas importantes
Envio das propostas: até 29/09/2023 06/10/2023
Resultado da seleção: até 09/10/2023 16/10/2023
SBESC 2023: 21 a 24/11/2023
ESSE Chairs
Antonio Carlos Beck Filho - UFRGS caco at inf.ufrgs.br
Marcio Seiji Oyamada - UNIOESTE marcio.oyamada at unioeste.br