|
|
|
|
Os sistemas computacionais modernos vem se diversificando cada vez mais. Fala-se hoje em Sistemas de Sistemas, Sistemas Ciber-Físicos, Sistemas Ubíquos, etc. Muitos destes sistemas são embarcados, muitos possuem restrições de tempo real e a maioria utiliza sistemas operacionais. Neste contexto, o termo Engenharia de Sistemas Computacionais denota as técnicas relacionadas com um desenvolvimento seguro, correto e dentro do prazo para tais sistemas.
O Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais(SBESC) é uma iniciativa da comunidade brasileira de pesquisadores originalmente associados a três eventos, Workshop de Sistemas Operacionais(WSO), Workshop de Sistemas Embarcados(WSE) e Workshop de Sistemas de Tempo Real(WTR), que se unem frente à identificação de uma forte sinergia entre as áreas e à constatação de que a engenharia de sistemas computacionais é uma atividade cada vez mais multidisciplinar. Nesta terceira edição, a Conferência Brasileira de Sistemas Embarcados Críticos(CBSEC) também unificou-se ao SBESC.
O SBESC objetiva instigar contatos e discussões sobre diversos temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas computacionais, promovendo assim a integração e a disseminação do conhecimento entre pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam na área. Desta forma, convidamos os autores a submeter trabalhos originais de pesquisa e resultados experimentais relacionados ao projeto, implementação, análise e avaliação de sistemas computacionais a uma das 4 trilhas do simpósio: Sistemas Operacionais, Sistemas Embarcados, Sistemas Críticos ou Sistemas de Tempo Real.
-
- David Culler (UC Berkeley)
- Wolfgang Schröder-Preikschat (FAU Erlangen-Nürnberg)
- Marcelo José Ruv Lemes (Embraer)
- Guillem Bernat (Rapita Systems Ltd)