Carregando...
 

IV Escola de Sistemas Embarcados (ESSE 2014)

Em conjunto com o IV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais
3 à 7 de novembro de 2014 - Universidade Federal do Amazonas - Manaus/AM



Minicursos:

Os minicursos serão realizados sempre no horário das 8:00 até 10:30.

Segue cronograma  dos minicursos:

  • Terça: Minicurso 1 (Introdução ao Projeto de Sistemas Embarcados com a Plataforma Intel Galileo)
  • Quarta: Minicurso 2 (Projeto CaRINA: Desenvolvimento de um Veículo Autônomo)
  • Quinta: Minicurso 3 (Adaptabilidade dinâmica e o caminho para FPGAs do futuro)
  • Sexta: Minicurso 4 (Projeto de Sistemas Ciberfísicos)

 

Segue descrição dos minicursos:

Minicurso 1
Título: Introdução ao Projeto de Sistemas Embarcados com a Plataforma Intel Galileo 
Autor(es): Prof. Dr. Antônio Augusto Fröhlich, MSc. Arliones Hoeler Jr. e Prof. Dr. Giovani Gracioli (UFSC)
RESUMO: Resumo: O advento da arquitetura Intel ao mundo dos microcontroladores abre novas perspectivas para o desenvolvimento de sistemas embarcados capazes tanto de interagir diretamente com o ambiente no qual estão inseridos quanto de processar os dados coletados com estratégias de software similares àquelas usadas em computação clássica, suportando verdadeiros Sistemas Ciber-Físicos. Este curso introduz a plataforma Intel Galileo, uma placa de microcontrolador baseado processador de aplicação Quark SoC X1000 da Intel, um SoC da classe Pentium de 32 bits. É a primeira placa baseada na arquitetura Intel desenvolvida com foco específico em sistemas profundamente embarcados. A placa é compatível com os shields do Arduino Uno R3 e seu firmware emula um processador de aplicações Arduino. O curso aborda a arquitetura do Quark e do Galileo, além de promover exercícios práticos com a plataforma.
Link para material do minicurso: http://www.lisha.ufsc.br/teaching/quark/
 
 
Minicurso 2
Título: Projeto CaRINA: Desenvolvimento de um Veículo Autônomo 
Autor(es): Prof. Dr. Fernando Osorio.(USP-São Carlos),  Prof. Dr. Denis Wolf (USP- São Carlos)
RESUMO: O minicurso irá abordar o projeto de veículos autônomos, ou seja, as tecnologias envolvidas e o desenvolvimento de sistemas voltados para a criação de carros "inteligentes" e sem motorista. Será apresentado um breve histórico e a evolução sobre as pesquisas no panorama internacional (Darpa Grand Challenge, Urban Challenge, ELROB e Google Self-Driving Car) e no panorama nacional (Grupos de Pesquisa Brasileiros - CADU, Drive4U, SENA, VERO, CaRINA e TORC-ByWire). O minicurso será mais focado no desenvolvimento dos veículos ligados ao Projeto CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma) desenvolvido junto ao LRM-ICMC/USP São Carlos. Serão abordadas as plataformas CaRINA I (carro elétrico) e CaRINA II (veículo comercial), seu desenvolvimento, as tecnologias envolvidas (sensores e atuadores) e os sistemas embarcados de navegação e controle autônomo, bem como serão apresentados os principais resultados alcançados. Também serão discutidas as possíveis aplicações destes veículos, incluindo aplicações na área agrícola.
Link para material do minicurso:

Videos LRM:
https://www.youtube.com/user/lrmicmc/videos

Videos/Dados complementares:
https://www.youtube.com/user/rlklaser/videos
http://www.icmc.usp.br/pessoas/fosorio/webgl/me.html  (Kinect Data 3D)

 
Minicurso 3
Título: Adaptabilidade dinâmica e o caminho para FPGAs do futuro. 
Autor(es): Prof. Dr. Luigi Carro (UFRGS), Prof. Dr. Gabriel Luca Nazar (UFRGS) e Prof. Dr. Ricardo dos Santos Ferreira (UFV)
RESUMO: O enorme aumento na capacidade de Field Programmable Gate Arrays (FPGAs) ao longo das últimas décadas permitiu seu uso nas mais diversas áreas, como telecomunicações, prototipação, automação industrial e data centers. Entretanto, a difusão ampla desses dispositivos e a continuidade da sua expansão para outras áreas de aplicação apresentam um conjunto de desafios que devem ser tratados ao longo dos próximos anos. Em particular, destacam-se: 1) o uso efetivo da adaptabilidade dinâmica provida por FPGAs modernos; 2) a sua confiabilidade frente às novas tecnologias de manufatura; e 3) a sua programabilidade em níveis mais altos de abstração. Esse minicurso abordará esses três tópicos, caracterizando-os e apresentando potenciais abordagens para viabilizar sua solução na gerações futuras de dispositivos reprogramáveis.
 
 
Minicurso 4
Título: Projeto de Sistemas Ciberfísicos 
Autor(es): Prof. Dr. Leandro Becker (UFSC), MEng. Fernando Silvano Gonçalves (UFSC)
RESUMO: Sistemas Ciberfísicos (CPS) são caracterizados por possuírem uma forte interação entre um sistema eletromecânico e um sistema computacional embarcado. Tipicamente, o sistema embarcado é encarregado de executar algoritmos de controle os quais permitem que o sistema eletromecânico opere de forma automática, i.e., sem que seja necessário um operador humano. Este minicurso tem por objetivo discutir o desafio de projeto de CPS sob a ótica “cyber”, i.e., aquilo que diz respeito à modelagem do sistema embarcado e dos algoritmos de controle. São discutidas questões relacionadas com o levantamento de requisitos, a modelagem funcional, a modelagem de arquitetura, geração de código e testes. Para exemplificar a problemática em questão, será utilizado como exemplo o projeto de um veículo aéreo não tripulado (VANT).

Chamada para Minicursos

A Escola de Sistemas Embarcados é um evento conjunto como Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais e tem como objetivo a atualização de acadêmicos e profissionais em temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas embarcados.


Temas

Podem ser submetidos minicursos com temas relacionados as trilhas  Sistemas Operacionais, Sistemas Embarcados, Sistemas Críticos e Sistemas de Tempo Real.

A lista de tópicos não exaustiva pode ser acessada na chamada de trabalhos disponível no site do evento. http://sbesc.lisha.ufsc.br/sbesc2014.


Formato do Minicurso

Cada minicurso deverá ser apresentado presencialmente e terá duração de 2 horas e 30 minutos. Todas as propostas deverão ser submetidas em português ou inglês, contendo as seguintes informações:

- Título;

- Autores(s): instituição, endereço, email, CV;

- Apresentador: instituição, endereço, email, CV;

- Resumo;

- Objetivos;

- Público alvo;

- Palavras chave;

- Requisitos da apresentação (multimídia)


Prazos importantes:

Envio das propostas: até 25/08/2014 
Comunicação de seleção: até 01/09/2014 
As propostas devem ser enviadas por email para: msoyamada@gmail.com


Coordenadores do ESSE:

Prof. Marcio Seiji Oyamada (UNIOESTE -marcio.oyamada@unioeste.br)

Prof. Edgard de Faria Correa (UFRN – edgard@dimap.ufrn.br)